O texto chama a atenção para a importância do planejamento financeiro, com vistas a possibilitar melhor condição de vida, não só ao que se refere o provimento das necessidades básicas do indivíduo – que são alteradas com a faixa etária – mas, também, ao seu conforto psicológico.

Considerar a expectativa criada por uma poupança crescente, adequada e suficiente para formação de um patrimônio que promova a subsistência, sem dependência de terceiros ou políticas governamentais, em momento considerado difícil da vida, deve ser levada em consideração no planejamento da aposentadoria.

Outro olhar sobre aposentadoria

O autor arrebenta o conceito tradicional de aposentadoria inquerindo o leitor a vislumbrar outras formas de preservar o consumo e o poder de compra.

“Cuidar bem do seu futuro financeiro, significa assegurar ganhos para seu sustento, mesmo que você não possa ou não deseje trabalhar. Para conseguir isso, você precisa de uma ou mais das soluções seguintes:
• poupar regularmente e acumular um patrimônio significativo e que lhe gere uma renda maior do que espera consumir;
• acumular conhecimento (…);
• criar fontes de renda (…).”

O que esperar da previdência pública

salario-minimo-1

Gustavo, lembra aos que estão iniciando na previdência pública ou falta muitos anos para requererem o benefício.

“No atual modelo de previdência pública, o contribuinte não conta com nenhuma garantia de ganho acima do salário-mínimo, o que invalida qualquer estratégia de contribuir com mais do que o valor mínimo.”

Influências desconsideradas

aposentadoria-5O texto destaca algumas armadilhas em que o indivíduo se ilude ao planejar a aposentadoria, desprezando o acompanhamento da conjuntura econômica e o comportamento e tendência do mercado.

 

Isso, na maioria das vezes, ocorre por falta de conhecimento financeiro ou opção de conforto familiar.

Você no controle do futuro

aposentadoria-3“Perceba que o maior obstáculo a seu sucesso financeiro é você mesmo e sua ansiedade, sua desorganização e suas desculpas para não agir, deixando de colocar a trem de sua história nos trilhos que levam ao destino desejado.

Conscientize-se disso e assuma o leme da sua mudança, pois, após esta leitura, certamente os ventos soprarão a seu favor.”

Finaliza dizendo que aposentar-se deixou de ser necessário, desde que empreender faça parte do seu planejamento.

Gustavo Cerbasi

gustavo-cerbasi-1Mestre em Administração dela faculdade de Economia e Administração da universidade de São Paulo e graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Possui especialidade em Finanças pela Stern School of Business, da Universidade de Nova York, e pela Fundação Instituto de Administração.

É autor de casais inteligentes enriquecem juntos, Pais inteligentes enriquecem seus filhos, Os segredos dos casais inteligentes e Investimentos inteligentes, e Dinheiro – Os segredos de quem tem.

Referência bibliográfica

adeus, aposentadoriaCerbasi, Gustavo, 1974 –
Adeus, aposentadoria / Gustavo Cerbasi; Rio de Janeiro: Sextante, 2014.
160 p.; 16 x 23 cm.
ISBN 978-85-431-0097-5
1. Aposentadoria. 2. Finanças pessoais. 3. Educação financeira. I. Título.