o-atentado-2“Podem te tirar tudo, teus bens, teus mais belos anos, todas as tuas alegrias e todos os teus méritos, até tua última roupa – sempre restarão teus sonhos para reinventar o mundo que te confiscaram”.

Esta é a visão do mundo para o médico Amin, personagem que narra a história escrita por Yasmina Khadra, surpreendido quando sua discreta esposa se envolve em um atentado, que resultou na morte de dezenove inocentes.

 

Luta de decepção

Shiem, esposa de Amin, convencida por fundamentalistas, amarrou bombas na cintura e entrou em um restaurante próximo ao hospital que o marido prestava serviços.

o-atentado-1Explodiu o que carregava e tornou-se mais um kamikaze.

A história é envolvente e relata a arriscada aventura do médico à procura dos responsáveis pelo ato praticado por sua esposa.

A busca terminou com o envolvimento do próprio tornando-se, para a polícia, um dos suspeitos.

Amin vai à cidade onde o movimento fundamentalista aparelhou sua esposa e se surpreende com o envolvimento de parentes próximos.

Quanto mais lutava para provar a inocência da mulher, maior era a decepção por ter mantido uma relação dissimulada, só descoberta após o triste desfecho.

Yasmina Khadra

yasmina-khadra2É o pseudônimo literário do argelino Mohamed Moulessehoud.

Recebeu o Prêmio dos Livreiros Franceses 2006.

É considerado uma das grandes vozes da moderna literatura francesa.

 

 

 

Referência bibliográfica

Khadra, Yasmina
O atentado
256p.
O atentado / Yasmina Khadra – Sá Editora, 2006.
ISBN 85-881-9327-2
1. Romance francês I. Título.
(R)

O romance traz uma história curiosa.

Relatar situações vividas pelo povo afegão, submetido aos talibãs e envolve dois casais que destoam do relacionamento tradicional naquele país.

Os personagens

Um burguês, sem esperanças; uma advogada, impedida de exercer a profissão; uma mulher, que luta pela sobrevivência diante de uma doença incurável.

Um guarda de presídio, que se abate ao presenciar execuções de pessoas que agem fora dos padrões religiosos definidos pelo regime tirano de uma sociedade muçulmana, completa a trama.

Quatro são os personagens que vivem em Cabul, quando os talibãs determinam um regime desumano: Mohsen (intelectual); Zumira (advogada); Atiq (carcereiro) e sua mulher Mussart.

A felicidade como meta

Nos últimos capítulos, por situações diferentes, os destinos dos casais se entrelaçam, e a maior surpresa aparece quando Mussarat, esposa de Atiq Shankat, percebe a angustia do marido que apaixonou-se, involuntariamente, por Zunaira, esposa de Moshen.

Ela, Mussarat, decide abrir mão da própria vida para tentar fazê-lo feliz.

O autor tenta mostrar de forma sutil que o ser humano, apesar de agir conforme preceitos religiosos, são levados por sentimentos inerentes à própria natureza.

Yasmina Khadra

yasmina-khadra2Usa o pseudônimo literário do argelino Mohamed Moulessehoud.

Recebeu o Prêmio dos Livreiros Franceses 2006.

É considerado uma das grandes vozes da moderna literatura francesa.

 

 

 

 

Referência bibliográfica

Khadra, Yasmina
As andorinhas de Cabul / Yasmina Khadra – Sá Editora, 2006.
173p.
ISBN 987-85-88193-30-7
1. Romance francês I. Título.
(R)